PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS DE COMPLIANCE

Os programas de compliance são bastante complexos e exigem uma equipe de profissionais com formação interdisciplinar e com certificação específica. Apostando na qualificação permanente e diferenciada, temos as condições necessárias para a implementação de um programa partindo do zero, de acordo com o porte, natureza e área de atuação da organização. Criamos nossos programas com base nos seguintes pilares:

i) apoio à alta administração: os responsáveis pela tomada de decisões dentro de qualquer organização devem ser vistos como o exemplo a seguir. Por isso, damos todo o suporte necessário para que estas pessoas tenham conhecimento da abrangência do programa em todas as suas fases de implementação.

ii) código de ética e de conduta: as organizações precisam ter definido o seu plano estratégico e a sua forma de atuar no mercado. Com esse propósito, redigimos esses documentos conforme os objetivos propostos e capacitamos as partes internas e externas com essas informações, disseminando o objetivo de negócio, o seu propósito na sociedade, os valores envolvidos e a sua forma de atuar interna e externamente.

iii) avaliação de riscos: considerado um dos principais pilares do programa de compliance, a gestão e riscos envolve um levantamento criterioso em toda a organização sobre potenciais eventos incertos que possam causar um determinado impacto no negócio ou serviço proposto. Acreditamos que a identificação de situações que possam causar prejuízo, seja financeiro ou reputacional, de acordo com a estratégia definida no seu plano de negócio, ajuda na prevenção e consequentemente na preservação do valor da organização como um todo. Nosso diferencial é fazer esse planejamento envolvendo todas as partes da organização, incluindo os demais parceiros com quem esta se envolve.

iv) controles internos: na sequência do processo de avaliação de riscos, várias alterações se tornam necessárias nos procedimentos internos para que se possa garantir uma prevenção mais eficaz com o menor impacto possível. Nesse sentido, implementamos procedimentos internos e externos que garantam a prevenção de situações que possam trazer impactos negativos para a organização.

v) treinamento e comunicação: criamos cursos de formação e especialização para as várias fases que envolvem os programas. Entendemos que cada organização tem o seu diferencial e isso deve ser reforçado no formato dos nossos cursos. O treinamento pode ser generalizado para abranger toda a organização ou diferenciado conforme os setores administrativos solicitados, bem como está disponível tanto na modalidade presencial ou mediante recurso remoto da nossa plataforma de cursos. Trabalhamos também com estratégias de comunicação a serem implementadas na organização para facilitar os canais de comunicação internos e externos.

vi) canal de denúncias: implementamos o canal de denúncias desde o início, bem como ouvidorias no caso específico do poder público. Criamos os procedimentos e os canais de comunicação em vários formatos, seja por via de intranet, criação de urnas, campanhas periódicas, entre outras, para facilitar a eficiência na aproximação entre as partes interessadas, seja com o público interno, seja com o público externo.

vii) investigações internas: na sequência da implementação do canal de denúncias ou da ouvidoria, conforme o caso, são necessários procedimentos específicos para dar continuidade ao processo completo de comunicação e apuração de eventuais responsabilidades. Por isso, auxiliamos na formação de profissionais para exercerem a função técnica de investigação e implementação das fases necessárias para o fechamento deste ciclo.

viii) due diligence: qualquer relacionamento que envolva a organização precisa de um procedimento prévio de investigação mínima para evitar eventuais danos futuros que envolvam esse relacionamento. Por isso, auxiliamos nessa fase com recurso a dados relevantes que precisam ser levantados sobre as partes envolvidas para a tomada de decisão posterior sobre se é viável, do ponto de vista do risco, manter ou não esse relacionamento.

ix) auditoria: o programa de compliance é altamente dinâmico e tem como uma de suas principais características a envolvência dos processos de toda a organização. Por esse verificamos de forma permanente as alterações que estão sendo incluídas nos processos da organização para que acompanhem os riscos que estão sendo trabalhados no momento (que por sinal também são dinâmicos).

x) monitoramento: existem fatores internos e externos altamente dinâmicos que causam um impacto no plano estratégico, demandando atualização diária. Durante a implementação de um programa de compliance e mesmo após sua conclusão, torna-se necessário fazer o monitoramento dos processos criados, bem como as adaptações necessárias para o seu efetivo funcionamento. O trabalho recomeça nos pilares abordados ao longo do programa e mantém-se em funcionamento para acompanhar a estratégia da organização no mercado em que está inserida.