NOSSA HISTÓRIA


Defensora da cultura de compliance, Liliana Santo construiu uma trajetória profissional de divulgação e difusão do tema nas organizações.

Teve o seu primeiro contato com a área em uma formação obrigatória no ano de 2009, quando trabalhou num banco inglês, voltada para o combate à lavagem de dinheiro. Procedimentos mandatórios específicos, prevenção, gestão de riscos, combate à corrupção, eram temas frequentemente utilizados na época.
Após essa experiência, terminou seu Mestrado em Direito – Ciências Jurídico-Empresarias na Universidade Portucalense, Porto (revalidado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte) – onde explorou temas como superendividamento, crédito bancário, proteção ao consumidor, responsabilidade social empresarial, entre outros.

Defendida a dissertação, decidiu fazer uma pausa breve na sua formação e carreira profissional. Viajou para Timor-Leste e entregou-se numa missão nobre de voluntariado. Aprendeu, ensinou, compartilhou, cuidou e reinventou-se.

De volta a casa, mais realista, mas decidida e desejando ser interventiva para o bem comum, dedicou-se ao aperfeiçoamento dos seus conhecimentos: estudou, trabalhou, batalhou mais e mais para ser uma pessoa melhor e mais eficiente.
Ingressou no Doutorado em Direito – Ciências Jurídico-Criminais na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal (curso atualmente suspenso) – e sua pesquisa atual é sobre o impacto do compliance criminal no superendividamento, com ênfase no mercado financeiro.

Após se mudar para Natal, no Rio Grande do Norte, onde reside atualmente, verificou que a cultura de compliance era praticamente inexistente. Vinda do contexto da União Europeia, no qual os programas de compliance eram uma rotina, decidiu unir esforços para disseminar o tema no Estado.

Determinada, voluntariou-se em vários projetos, fez vários trabalhos, criou comissões, palestrou em várias organizações do nordeste, escolas e cursos de ensino superior, despertando não só nos atuais empresários a importância do tema, como também criando suporte para que os estudantes de hoje se tornem os profissionais de compliance do futuro. Abriu horizontes da cultura de compliance em várias direções, incluindo projetos na Administração Pública.

Em paralelo, continuou a investir na sua formação, participando de cursos especializados nas mais diversas áreas de atuação do compliance, realizados pela Escola do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Controladoria Geral da União e por várias instituições de ensino de referência, a destacar as seguintes certificações: i) certificação em Compliance e Prevenção à Lavagem de Dinheiro, pelo Barclays Bank, Inglaterra; ii) Certificação Profissional em Compliance Anticorrupção CPC – A, pela Legal Ethics and Compliance em parceria com a Fundação Getúlio Vargas; iii) Curso de Formação Executiva em “Compliance e Governança no Setor Público”, pelo Insper, São Paulo; iv) certificação em Compliance e Anticorrupção na Administração Pública CPC – P, pelo Cedin Business School; e v) certificação em Auditor Líder e Implementador de Sistemas de Gestão Antissuborno e Compliance ISO 37001 e ISO 19600, pela Tradius, curso atualizado de acordo com a ISO 37301, igualmente pela Tradius.

Atualmente, ensina e presta consultoria em compliance e tem como seu principal projeto a implementação da cultura de conformidade e integridade no Poder Público, seja diretamente na Administração ou em empresas que com ela se relacionam. Com a criação do projeto – EduCompliance – cujo propósito era a disseminação da cultura de compliance pelos profissionais, transformando as organizações (públicas e privadas) com os benefícios que o programa pode oferecer, o crescimento das demandas imediatamente teve início de forma exponencial. Imediatamente se tornou evidente que o Estado do RN estava capacitado, se igualando e superando até os demais Estados brasileiros, no que diz respeito a capacitação, assessoria e consultoria referente aos mais diversos temas do compliance. Por esse motivo, foi necessário a constituição formal do projeto em pessoa jurídica, com todas as implicações inerentes, e ainda com o aumento do nosso time, que hoje conta com profissionais capacitados e certificados em compliance, das mais diversas áreas multidisciplinares, o que certamente é mais um diferencial EduCompliance.

CÓDIGO DE ÉTICA

MISSÃO
Difundir a cultura de compliance pelos profissionais, transformando as organizações (públicas e privadas) com os benefícios que o programa pode oferecer.


VISÃO
Tornar esta empresa de consultoria uma referência de conformidade e difusão do compliance no Rio Grande do Norte.


VALORES
Comprometimento; conformidade; credibilidade; eficiência; ética; integridade; liderança; responsabilidade; transparência.