Na última terça-feira dia (12), a Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou a criação do grupo anticorrupção com auxílio de inteligência artificial.
Através da Secretaria de Integridade Pública, O grupo atuará no monitoramento de servidores em postos estratégicos por inteligência artificial, bem assim com o uso de um programa de proteção ao funcionário público que apresentar provas que apontem para suspeita de corrupção no órgão em que trabalha. Por fim, pretende-se criar um teste de integridade para avaliar a honestidade de servidores.
A iniciativa faz parte do do programa Rio Integridade, criado no dia 1ª de janeiro, em que todos os funcionários públicos, ao tomar posse, têm que apresentar um questionário de integridade com a informação de seus bens, rendimentos e parentes, assim como sobre empresas que os parentes foram sócios nos últimos cinco anos, entre outros
As informações serão analisadas por inteligência artificial e através de uma matriz de risco que leva em conta as funções dos agentes públicos e identifica atividades que são mais vulneráveis, o software gera relatórios quando identifica uma evolução patrimonial incompatível com a renda declarada.
↪Assim, pretende-se criar uma ambiente forte para minimizar os riscos de ocorrer corrupção, através da tecnologia.
#compliance #educompliance #consultoria #negocios #conformidade #integridade