#notíciasEducompliance
Estão abertas as incrições para concorrer ao selo Pró-ética 2020-2021. Trata-se de uma iniciativa da Controladoria-Geral da União que busca fomentar a adoção voluntária de medidas de Compliance e integridade, por meio do reconhecimento público de empresas que se mostrem voltadas à prevenção, gestão e remediação de atos de corrupção e fraude.
Dentre os objetivos, destacam-se:
• Fomentar, no âmbito do setor privado, a implementação de medidas de promoção da ética e integridade e contra
a corrupção;
• Conscientizar empresas sobre seu relevante papel no enfrentamento da corrupção;
• Reduzir os riscos de ocorrência de fraude e corrupção nas relações entre o setor público e o setor privado;
• Reconhecer as boas práticas de promoção da integridade e de prevenção da corrupção em empresas que adotam voluntariamente medidas desejadas e necessárias para criação de um ambiente mais íntegro, ético e transparente no setor privado e em suas relações com o setor público.
O projeto que foi criado em 9 de dezembro de 2010, durante as comemorações do Dia Internacional de Combate à Corrupção, a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, foi reestruturado e aprimorado para se adequar às mudanças trazidas pela Lei n.º 12.846/2013, ampliando o número de participantes e aumentando a divulgação em torno das empresas positivamente avaliadas.
Assim, atualmente o Pró-ética representa um grande esforço do governo brasileiro para adoção de medidas de combate à corrupção, sendo reconhecido pela OEA, OCDE e pela Sociedade de Integridade e Ética Corporativa na 14ª edição do prêmio Compliance & Ethics Award.