💡IIA publica hoje grande atualização para o modelo de três linhas

↪As Três Linhas da Gestão de Riscos e Controle Interno consistem em um conjunto de diretrizes que devem orientar e organizar as responsabilidades e papéis dos profissionais da organização. O modelo pretende estabelecer a cooperação entre os sujeitos de forma sistêmica e complementar, buscando o gerenciamento de riscos e a maximização da eficiência empresarial.
↪Nesse sentido, as três linhas são:
1️⃣- Controle de Gerência, responsável por gerenciar os riscos para atingir os objetivos organizacionais;
2️⃣- Funções de controle de riscos e supervisão e fiscalização de conformidade (expertise, apoio, monitoramento e questionamento sobre questões relacionadas a riscos);
3️⃣- Avaliação independente das ações da primeira e segunda linha de defesa (auditoria interna, avaliação e assessoria independentes e objetivas sobre questões relativas ao atingimento dos objetivos).
↪A alta administração e os demais setores responsáveis pela governança, ao estabelecer os objetivos e estratégias, precisam ter uma estrutura eficaz e efetiva.
↪Para garantir que os processos de gerenciamento e controle de riscos sejam harmônicos e coesos, sugere-se a implementação desse sistema de três linhas de maneira a evitar lacunas, aumentar a transparêmcia e comunicação, estabelecer limites de responsabilidades e ações e evitar a duplicação de esforços e atividade.
Para mais informações acesse ao documento no link:

https://global.theiia.org/news/Pages/IIA-Issues-Important-Update-to-Three-Lines-Model.aspx

Categorias: Notícias

Liliana Santo

Fundadora e Presidente da EduCompliance.