↪Crime Cibernético consiste em uma atividade criminosa que utiliza a tecnologia, especialmente através de uma rede de computadores ou um dispositivo conectado em rede. É muito comum a utilização de técnicas avançadas e profissionais especializados que podem agir sozinhos ou por meio de organizações.
↪As atividades podem variar em fraude por e-mail, roubo de dados financeiros, invasão a banco de dados para coleta de informações privadas, roubo e venda de dados, extorsão, espionagem ou até mesmo interferência em sistemas para comprometer uma rede.
↪Em meio à pandemia, a vulnerabilidade desses sistemas aumentaram consideravelmente em razão das atividades estarem sendo desenvolvidas em #homeoffice, a partir dos equipamentos próprios dos funcionários.
↪Segundo levantamento do Kaspersky, os ataques direcionados aos mecanismos de acesso remoto aumentaram 333% no Brasil, entre fevereiro e abril.
↪O principal crime consiste na invasão dos sistemas das companhias e a partir disso sequestrar os dados e pedir o resgate em dinheiro para liberar, ameaçando vender essas informações ou torná-las públicas.
Para se proteger é importante:
1️⃣- Manter seu software e seu sistema operacional atualizados;
2️⃣- Possuir um antivírus de qualidade e atualizado;
3️⃣- Proteger suas senhas (evite senhas fáceis) e busque a autenticação de 2 fatores;
4️⃣- Não clique em links de origem desconhecida;
5️⃣- Não abra spam no e-mail e páginas que não estejam no site oficial da empresa;
6️⃣- Não forneça seus dados pessoais sem antes consultar diretamente a empresa em seus contatos oficiais.

Fique atento as URLs dos sites em que acessar, configure com segurança seu roteador, realize a certificação de sua rede e atenção sempre à segurança de suas senhas.

Não caia em golpes‼

Categorias: Notícias

Liliana Santo

Fundadora e Presidente da EduCompliance.