CASE DO DIA: A experiência da Odebrecht
No webinar “Compliance Odebrecht: a experiência de gestão de crise”, realizado pelo INSPER em 18 de junho de 2020, Agatha Camargo (professora do Insper), Olga Pontes (CCO Odebrecht) e Rodrigo Ogawa (Professor Insper) debateram as experiências da utilização dos mecanismos de Compliance e os desafios da retomada dos negócios e contratações pós-leniência para superar o impacto dos escândalos de corrupção que envolveram a empreiteira. O evento foi mediado pela professora do Insper, Marina Coelho Araújo.
Nesse sentido, Olga Pontes ressaltou que desde que começou o seu desafio para melhorar a imagem institucional e recuperar a confiança externa da construtora, foi preciso que a empresa assumisse os erros cometidos para construir uma empresa sustentável. Na sequência, foram realizados diversos acordos de leniência a partir de 2016 com autoridades nacionais e internacionais. Para reforçar a credibilidade, a empresa implementou um sistema de conformidade que conta com uma série de diretrizes internas baseadas em princípios éticos e nos quais ela considera como “novo normal do grupo Oderbrecht”. Afirma ainda que o sucesso de uma transformação cultural e de uma implementação sustentável de um sistema está baseada nos seguintes fatores: i) as pessoas e por isso pensou-se em lideranças morais coerentes com toda a cultura organizacional; ii) um sistema de conformidade dinâmico e adaptável sujeito a transformações de acordo situação de risco vivida, sem perder o objetivo de manter um compromisso de integridade, ética e transparência; iii) esse sistema precisa ser real e atender de fato à realidade; iv) e por fim, precisa ser mensurável, para que se possa avaliar e quantificar os avanços de todas as iniciativas implementadas.